Dia de São Flaviano

19 de fevereiro, 2021
Todo ano no 19º dia de Fevereiro
Dia de São Flaviano
19 de fevereiro, 2015
Todo ano no 19º dia de Fevereiro

Dia de São Flaviano

Sobre


O Santo de hoje foi declarado mártir pela ortodoxia da fé, ou seja São Flaviano foi fiel a Verdade até a morte. Pertencente ao clero de Constantinopla Flaviano foi eleito patriarca de Constantinopla, e neste posto de serviço teve que enfrentar no século V duros conflitos político-religiosos.

São Flaviano era nobre, virtuoso e muito sábio, por isso tendo que enviar um presente simbólico de patriarca para o imperador ele mandou um pão bento na Missa Solene, isto como sinal de paz e concórdia. O primeiro ministro devolveu, pois só aceitaria se fosse um vaso de ouro; a resposta do Santo foi lembrar que: "Os vasos de ouro são de Deus e dos pobres, seus representantes".

Estes acontecimentos irritaram o Imperador e o ministro, juntamente estavam também o monge Eutíquio e seus discípulos na heresia que Cristo era uma só pessoa, porém com uma natureza divina que consumiu a natureza humana. São Flaviano que protegia a verdade que Cristo era uma só pessoa com duas naturezas, a divina e a humana, não deixou de combater e condenar mais uma mentira que atacava a Sã Doutrina.

Descontente o religioso Eutíquio com base num falso concílio, somado com o ódio e poder do Imperador e do Ministro, conseguiram - sem a aprovação do Papa - mandarem prender o Santo bispo, submetê-lo a torturas e ao desterro. São Flaviano entrou no céu, por não agüentar os maus tratos dos inimigos da Verdade, que Jesus Cristo é uma Pessoa Divina que assumiu verdadeiramente a natureza humana em sua Encarnação.