Dia do Citricultor

8 de junho, 2020
Todo ano no 8º dia de Junho
, Brasil
Dia do Citricultor
8 de junho, 2014
Todo ano no 8º dia de Junho

Dia do Citricultor

, Brasil

Sobre


Otimizar os investimentos, melhorar a produtividade e preservar os pomares: esses são alguns dos principais objetivos do citricultor. Este produtor, com seu cuidado, dedicação e perseverança, fez com que a citricultura ocupasse um lugar de incontestável destaque na economia brasileira.

O dia do citricultor foi criado em 1969. De lá para cá, a citricultura nacional se desenvolveu muito devido ao crescimento tecnológico e à capacitação cada vez mais qualificada dos profissionais da área, ocasionando uma certa estabilidade e respeito para o setor, que hoje é um motivo de orgulho para a economia brasileira.

Citricultura

A citricultura é a cultura de frutas cítricas. São exemplos deste tipo de fruta a laranja, a tangerina (ou bergamota) e o limão.

A história da citricultura brasileira está intimamente ligada à própria história do país. Poucos anos após a descoberta do Brasil, entre 1530 e 1540, os portugueses introduziram as primeiras sementes de laranja doce nos estados da Bahia e de São Paulo.

Dadas às condições ecológicas favoráveis, as plantas produziram de forma tão satisfatória, que os frutos da laranja "Bahia" foram reconhecidos ainda no Brasil Colônia como maiores, mais suculentos e de qualidade superior aos produzidos em Portugal.

Mas, somente a partir dos anos 30 do século passado, a citricultura começou a ser implantada comercialmente nos estados de São Paulo, do Rio de Janeiro e da Bahia, tendo apresentado maiores índices de crescimento nos estados do Sudeste e do Sul.

Atualmente, a citricultura brasileira apresenta números expressivos que traduzem a grande importância econômica e social que a atividade tem para a economia do país.

Localização

, Brasil